No primeiro dia do controle de circulação noturna em Lauro de Freitas, Operação de Segurança orientou motoristas e pedestres

Equipes da operação de segurança, montada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, saíram pelas ruas do município, nesta sexta-feira (15), para fiscalizar o cumprimento da medida que restringe a circulação de pessoas e veículos em locais públicos no período das 20h às 5h da manhã. A medida também vale para o funcionamento do comércio. Os três primeiros dias da operação, que seguirá até o dia 24 de maio, conta com abordagens orientativas e de conscientização. Depois disso, quem descumprir a medida pode ser autuado pela prática de crimes contra a saúde pública e desobediência, previstos na legislação.

O comboio da operação de segurança partiu do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) e percorreu a Estrada do Coco (BA-099), antes de fazer rondas pelos bairros da cidade. As equipes foram compostas por agentes fiscais da Força-Tarefa de seis secretarias da Prefeitura Municipal e por membros policiais da 52ª e 81ª CIPM, das delegacias municipais, Corpo de Bombeiros, COE, além da Guarda Municipal. Smith Neto, secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), comandou a operação.

“A Prefeitura adotou a medida de controle de circulação noturna para frear o avanço da proliferação do novo coronavírus. Neste primeiro dia, fizemos bloqueios na Estrada do Coco, Itinga e Vilas do Atlântico para chamar atenção da população para o cumprimento da medida. As equipes ainda circularam pelos demais bairros para fazer abordagens a pessoas que estavam em trânsito ou permanência nas ruas, como também em estabelecimentos comerciais que encontramos abertos”, explicou Smith.

Na Estrada do Coco, os bloqueios com viaturas e gradis foram montados nas entradas da cidade de Lauro de Freitas para quem chegava pela capital baiana, no Km-1, e para quem vinha do Litoral Norte, no Km-7,5. Agentes da operação de segurança fizeram abordagens nos veículos, com informações sobre a medida de restrição e orientação para os condutores, que não residem no município, utilizarem a Via Metropolitana.


Abordado no bloqueio de Itinga, Josemar Lima considera a ação positiva. “Infelizmente a população não tem levado o isolamento social tão a sério. Acho que os órgãos competentes devem fiscalizar as ruas sim”, considerou. Por onde o comboio passou, como no Residencial Dona Lindu, algumas pessoas foram surpreendidas pela movimentação das viaturas. Das janelas de apartamentos ainda foi possível ouvir moradores com gritos da frase “Fica em casa”. Durante o dia da sexta (15), a Prefeitura de Lauro de Freitas também reforçou informações sobre o decreto nº 4.623 através de carro de som e redes sociais.


O decreto de controle de circulação noturna estabelece que estão autorizados a funcionar 24h, apenas farmácias e unidades de saúde. O delivery de gêneros alimentícios está permitido até às 23h59. No horário restrito podem circular trabalhadores da saúde, assistência social e aqueles que atuam na segurança pública e patrimonial, ou tenha necessidade emergencial de se deslocar.

Mais informações sobre a medida podem ser consultadas através do link: https://cutt.ly/fyWHcm5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s