Prefeitura intensifica retirada de baronesas das praias de Ipitanga, Buraquinho e Vilas do Atlântico

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) intensificaram esta semana a retirada de macrófitas aquáticas (baronesas), das praias de Lauro de Freitas. O trabalho é feito manualmente e com uso de uma retroescavadeira. Em função da necessidade de interromper a ação nos horários de maré alta, e do grande volume de plantas, a expectativa é que o serviço seja concluído até a próxima semana.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), os altos índices pluviométricos dos últimos dias e os fortes ventos, resultaram no aumento do volume das plantas no estuário do Rio Joanes, arrastadas até as praias pela ação da maré. A remoção de baronesas acumuladas na Barragem Joanes I, realizada pela EMBASA na última sexta-feira (15), também pode explicar o aparecimento da vegetação em Buraquinho, Vilas e Ipitanga.

“Vale ressaltar que a baronesa, também conhecida como aguapé, é uma planta de água doce, sendo assim a sua origem não ocorre no litoral praiano”, destacou Luiz Humberto Valente, engenheiro ambiental e sanitarista da SEMARH. A secretaria encaminhou ofício à EMBASA, solicitando esclarecimentos acerca da limpeza realizada na barragem e sobre a destinação final dada à vegetação removida do local.

O engenheiro ambiental afirmou ainda que, como as plantas já estão sendo removidas, a presença das baronesas nas praias não resultará em prejuízo ambiental. “Caso permanecessem na praia por um período muito longo, começariam a se decompor, o que poderia interferir nas condições naturais de pequenos crustáceos”.

Apesar das praias estarem interditadas por decreto, uma equipe da SESP realiza, de domingo a domingo, serviços de manutenção na orla do município. A secretária Lindaura Francisco lembra que a chegada de plantas aquáticas às praias ocorre sempre em época de chuva e a limpeza é feita pela mesmo equipe da manutenção. Dessa vez, no entanto, o volume foi muito grande sendo necessário o uso da máquina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s